Forum Statistics:



1 post

It is currently 24 Jun 2018, 01:34

All times are UTC + 1 hour [ DST ]




Post new topic Reply to topic  [ 1 post ] 
Author Message
 Post subject: (Tradução) A resistência elemental dos equipamentos
PostPosted: 07 Mar 2018, 05:22 
team member
Name: Diaba dos Infernus
World: Rubera

Posts: 139
Quote:
Um estudo sobre a porcentagem de resistência em equipamentos
Pesquisa feita por Tarsal. Publicado originalmente por Kagonesti, em inglês.

Alguma vez você já tentou obter 100% de resistência contra dano físico equipando, para isso, um Stone Skin Amulet e um Might Ring, e se surpreendeu por ainda ser capaz de levar dano?

Bem: Esse artigo vai ajudar a entender como isso é possível.

Como funcionam as resistências nos equipamentos
A principal diferença entre o cálculo feito pela maioria das pessoas e o cálculo real é que, diferente do que a maioria acha, as porcentagens de redução de dano são aplicadas individualmente, sempre uma após a outra, ao invés de serem simplesmente somadas e aplicadas todas ao mesmo tempo.

Assumindo-se que ao ter equipado um Stone Skin Amulet e um Might Ring, um jogador-cobaia receba 100 pontos de dano, vamos a um rápido exemplo:

Nesse cenário, o Stone Skin Amulet, ao fornecer 80% de resistência aos ataques físicos, reduzirá 80 pontos de dano, o que significa que, agora, o dano recebido será de apenas 20 pontos.

Logo após, os 20% de proteção física que o Might Ring fornece entrariam em ação apenas sobre esse valor resultante da primeira redução de dano, reduzindo, assim, o dano de 20 pontos para 16 pontos.

Com isso, a proteção total seria de apenas 84%, ao invés dos 100% que se imaginava inicialmente.

Image
"Com esse Stone Skin Amulet e esse Might Ring eu serei invencível!” E morreu.

Adicionalmente, deve-se destacar que após cada redução de dano ser aplicada, os números são arredondados para baixo pelo sistema.

Um bom exemplo disso são as Terra Legs e o Terra Hood, com seus 6% e 4% de resistência ao dano do tipo terra, respectivamente. Enquanto os veste, se um jogador pisar em um campo de veneno, que causa 5 pontos de dano do tipo terra, teremos a seguinte situação:

Primeiro, os 6% de resistência das Terra Legs seriam aplicados.
Como os 94% de dano restantes seriam equivalente a 4,7 pontos de dano, o número é arredondado para baixo, resultando em 4 pontos de dano.

Após, os 4% de resistência do Terra Hood seriam aplicados.
Como 96% de 4 pontos de dano equivale a 3,84, esse número novamente seria arredondado para baixo, resultado em 3 pontos de dano.

Com isso, é possível notar que na verdade 40% do dano total do veneno foi impedido de chegar nos seus pontos de vida, ainda que seus itens somassem uma resistência de apenas 10%.

Para calcular a porcentagem de dano que sua resistência bloqueará de verdade, basta fazer o seguinte: Transforme em um número decimal a porcentagem de resistência de cada um dos seus itens e subtraia esse valor do número 1, valor que equivale a 100%.

Um Might Ring, por exemplo, reduz 20% de dano, ou seja, 0.2. Com isso, o dano recebido pelo jogador seria equivalente 80% do dano original, ou seja, 0.8 quando convertido para decimais, já que 1.0 sempre equivale a 100%.
Já um par de Magma Boots protege 5%, ou seja, 0.5, então o dano recebido pelo jogador, em decimais, seria de 0.95 do dano original.

Com isso em mente, imaginemos que alguém que vista uma Lightning Headband (4%), um Lightning Robe (8%), um par de Lightning Legs (6%) e um par te Lightning Boots (5%).
A headband responderia pelo decimal 0.4, o robe pelo decimal 0.8, as calças pelo decimal 0.6 e as botas pelo decimal 0.5.

Subtraindo-se este valores do total "1", temos então os resultados 0.96, 0.92, 0.94 e 0.95 respectivamente.

Após obter esses números, basta multiplica-los entre si. Isso serve para sabermos quanto o jogador receberá de dano após aplicar a resistência de cada peça de equipamento, individualmente.

Assim, seguindo o exemplo anterior, temos: 0.96 x 0.92 x 0.94 x 0.95 = 0.79
0.79 representa o dano recebido pelo jogador, em números decimais obviamente.

Com esse número em mãos, basta subtrair esse resultado novamente do total "1" (100%) para descobrir a quantidade de dano recebido.

Assim, temos: 1 - 0.79 = 21

No final, toda a proteção do exemplo bloquearia 21% de todo o dano de energia sofrido pelo jogador.

As aplicações práticas de saber a equação
Bem, na maioria dos casos, a diferença de resistência ao dano não é lá muito grande entre os valores corretos e o método errado de simplesmente somar todas as resistências.

Vimos que alguém que vista uma Lightning Headband (4%), um Lightning Robe (8%), um par de Lightning Legs (6%) e um par te Lightning Boots (5%) bloquearia 21% de todo o dano inicial (0.96 x 0.92 x 0.94 x 0.95 = 0.79).

Em comparação, o método incorreto de somar todas as resistências resultaria numa falsa ideia de proteção de 23%, ou seja, uma diferença de 2% nos resultados reais.

Pode parecer pouco, mas se o objetivo é a obtenção de valores realmente altos de resistência durante batalhas difíceis ou durante algumas quests, saber como fazer esse cálculo faz uma grande diferença, já que como mostrado no exemplo do Stone Skin Amulet + Might Ring, os números podem enganar e jogar contra você, sendo talvez a diferença entra a vida e a morte.

Em contra partida, se as resistências extras dos equipamentos forem aplicadas à danos baixos, porém frequentes, como andar sobre o fogo ou sobre o veneno, ou mesmo se forem aplicados a danos contínuos e de duração determinada, como envenenamento, saber como o sistema funciona pode dar uma grande vantagem.

Vestir um Terra Hood, um Terra Mantle, um par de Terra Legs e um par de Terra Boots significaria, por exemplo, que o jogador sofreria apenas 1 ponto de dano de Terra após pisar em um pouco de veneno. E o dano do envenenamento causado ocorreria apenas durante 4 turnos, já que após isso seu equipamento seria capaz de bloquear completamente a ação do envenenamento.

Vestir Magma Monocle, Dragon Robe, Magma Legs e Magma Boots significaria levar apenas 13 de dano ao pisar no fogo. Se estivermos falando dos fogos menores, o dano seria de apenas 5 pontos.

Como era de se esperar, isso tudo também significa que equipamentos que fornecem resistência a dano do tipo físico sempre bloquearão o mínimo de 1 ponto de dano a mais do que a defesa nativa da armadura bloquearia sozinha, bem como bloquearão, em média, 0.5 de dano melhor do que o esperado (considerando ataques que tenha sido bloqueados em mais de 1 ponto).

Isso significa que ao usar Zaoan Helmet (arm 9) e Zoan Legs (arm8) sempre será mais efetivo do que usar Demon Helmet (arm 10) e Golden Legs (arm 9), mesmo em casos de ataques fraquíssimos, como sofrer 3 pontos de dano.

Metodologia
Visando manter os resultados sempre mais precisos e sem necessidade de calular médias e fazer outras aproximações, essa pesquisa foi feita usando uma armadilha escondida no mapa que, causa dano de Tera fixado em 200 pontos quando ativada.

Ainda que o dano recebido tenha, algumas vezes, sido apenas 1 ou 2 pontos diferente do valor esperado, logo de início ficou bem claro que a resistência dos itens não se somavam, mas que um cálculo diferente era realizado.

Talvez esse efeito tenha sido causado pelo arredondamento que o sistema faz, como já explicado.

Image
Testes em execução

Como utilizar esse conhecimento na prática
Sempre fica a dúvida: “Como mago, eu deveria vestir equipamentos que forneçam resistência elemental ou que amentem meu Magic Level?

A resposta, claro, é que isso depende.

De modo geral, se o jogador não recebe tanto dano, utilizar equipamentos que aumentem o Magic Level costuma ser mais econômico e vantajoso do que equipamentos com resistência elemental.

Entretanto, vestir equipamentos que forneçam boa resistência a determinada situação pode aumentar inacreditavelmente as chances de sobrevivência.

Digamos que você seja um mago combatendo Frost Dragons à distância, sem que eles encostem em você e causem dano corpo-a-corpo.

Nessa situação você pode conseguir 20% de resistência contra dano de gelo e outros 20% contra dreno de vida (o mais poderoso ataque dessas criaturas é uma baforada gélida, que causa esse tipo de dano). Qualquer jogador poderia conseguir tais valores vestindo um Glacier Set, bem como pendurando um Garlic Necklace no pescoço.

Para um mago lvl 100, esses níveis de proteção significam ter adicionais 160 pontos de vida, que é literalmente o equivalente a 40 níveis.

Assim, se você é frequentemente atingido por dano elemental, certamente esse tipo de resistência é a mais apropriada para você. Senão, o melhor é vestir algo que aumente seu Magic Level.



Tradução e adaptação: Diaba dos Infernus
Artigo original escrito por Tarsal e disponível (em inglês) em: http://tibia-stats.com/index.php?akcja=6003&research=itemresistance

  Ao longo do ano de 2018, visando uma maior acessibilidade, mensalmente o tibia-stats traduzirá para o português brasileiro todas as pesquisas realizadas e publicadas no nosso fansite ao longo dos anos.
Em caráter especial, sugestões, elogios, críticas e demais comentários e discussões poderão ser postadas em português neste tópico.
Nos vemos no próximo mês
 


Top Offline
 Profile  
 
Display posts from previous:  Sort by  
Post new topic Reply to topic  [ 1 post ] 

All times are UTC + 1 hour [ DST ]


Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest


You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum

cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group