Forum Statistics:



1 post

It is currently 16 Jul 2019, 04:37

All times are UTC + 1 hour [ DST ]




Post new topic Reply to topic  [ 1 post ] 
Author Message
 Post subject: (tradução)O treino das habilidades mágicas
PostPosted: 06 Jun 2019, 02:24 
team member
Name: Diaba dos Infernus
World: Rubera

Posts: 143
Quote:
O treino das habilidades mágicas
Pesquisa feita por Kagonesti. Publicado originalmente em inglês.

INTRODUÇÃO
A magia é uma das poucas habilidades treinadas por todas as vocações de Tibia.

Como vocês já devem saber, o magic level, apesar de algumas exceções como alguns feitiços que causam dano físico, aumenta o poder dos feitiços conjurados pelo jogador, seja para causar dano, seja para curar.

Em função disso, é de suma importância que se tenha um magic level minimamente decente.

Nesse artigo, daremos uma olhada em como era treinar magia antigamente, e em como isso mudou com o passar dos anos.

Adicionalmente, tentaremos descobrir o meio mais rentável de se treinar magia, além de também calcular, com nossa nova ferramenta, quanto tempo seria necessário para se alcançar o magic level mais alto do jogo.

Como treinar magia?
Provavelmente, essa é a pergunta mais recorrente.

Desde o ano de 2004, porém, os métodos de treino de magic level mudaram muito.

Image

No passado
Em dias longínquos, magos caçavam usando principalmente runas.

Essas runas não eram vendidas em lojas, o que forçava os jogadores a comprá-las de outros jogadores, ou fazer, eles mesmos, as runas das quais precisavam.

Os pontos de mana também regeneravam mais lentamente, sendo por volta de 4x mais lentos do que hoje em dia, e as antigas poções de mana, os mana fluids, eram caros.

Com isso, durante suas caçadas, magos guardavam seus pontos de mana para serem gastos com feitiços de cura. Eventualmente, em momentos de maior aperto, energy waves e até mesmo ultimate explosions eram conjuradas.

A vida do mago era dureza e os magos tinham que gastar horas tentando reunir suprimentos necessários para uma caçada curta.

Ainda me lembro de caçar larvas com um war hammer nas mãos, enquanto fazia runas do tipo Sudden Death para, então, poder caçar Demons por uma horinha no final da semana.

Caçada que se dava, ainda, com um cavaleiro apanhando por mim, e com um terceiro jogador ajudando a causar dano.

O tempo que gastávamos para fazer as runas, entretanto, não se diferencia muito do que vemos hoje em dia, ainda que a mana regenerasse mais devagar.

Deixando um pouco essas histórias de lado, deve-se destacar que o único método rentável de treino de magia existente à época consistia em ficar parado em um local, geralmente às portas de uma casa ou de um depot, comendo e esperando a mana regenerar.

Como dito anteriormente, as antigas poções eram caras, e quase ninguém caçava usando magias para atacar, porque isso costumava resultar em um gasto financeiro bem maior do que o gasto com as runas.

Por causa disso, magic level 60 já era considerado alto, e magic level na casa dos 80 era raríssimo de se ver.

Entretanto, o magic level não tinha um papel tão importante na força dos feitiços quanto tem hoje em dia. Isso, inclusive, era um dos motivos de quase não vermos jogadores dispostos a gastar uma grana pesada em mana fluids ou anéis de regeneração para subir alguns níveis de magia.

Antes do segundo balanceamento, em 2007, o sistema levava em consideração o nível do personagem e o seu magic level para calcular o poder dos feitiços.

Entretanto, ainda que o nível do personagem fosse um fato bem menor do que o magic level (aprox. 1/3 do total), o nível do personagem era um fator decisivo, visto que era muito mais fácil subir o nível do personagem do que subir o magic level.

O treino de magia, porém, foi acelerado na atualização de inverno europeu de 2005, no qual a regeneração da mana foi aumentada.

Além disso, mana fluids passaram a ter um melhor custo-benefício de mana por cada moeda de ouro gasta, fatores que acabaram resultando em uma gradativa mudança no estilo de caçada, que passou a cada vez mais depender de feitiços de ataque e não mais de runas.

Esses foram os primeiros passos que também causaram um aumento acelerado do magic level entre os jogadores.

Agora, jogadores que apenas se sentavam e esperavam sua mana regenerar começaram a ficar cada vez mais para trás dos jogadores que ativamente gastavam mana fluids em suas caçadas.

Mas muito mudou desde a atualização comentada acima.

Por exemplo, novas magias foram adicionadas ao jogo, bem como fórmulas de cálculo do dano e da cura de um feitiço foram modificadas para, então, basear o poder de um feitiço muito mais no magic level do que no nível do personagem em si.

E como o resultado final de uma magia de dano ou de cura, em média, passou a receber apenas 1 ponto a cada cinco níveis do personagem, o magic level passou a ser muito mais importante, mesmo para jogadores mais casuais.

Os dias de hoje
Qual será o meio mais eficiente de treinar suas habilidades mágicas?

Bem: Atualmente, a melhor forma para desenvolver seu magic level sem gastar uma fortuna em poções é simplesmente caçando de forma frequente, dando preferência por usar feitiços instantâneos do que runas pré-fabricadas.

Dessa forma é possível acelerar a velocidade com que se aumenta o magic level em até 25 vezes (usando comida e aprox. 400 great mana potions por hora) quando comparado ao método clássico de sentar e aguardar a mana regenerar naturalmente.

Com isso, mesmo que os que prefiram o método clássico não corram riscos e raramente tenham perdas de progresso decorrentes de morte, eles não conseguiram mais acompanhar o progresso dos que simplesmente saiam para caçar.

Se você prefere o método clássico de aguardar a mana regenerar naturalmente, mas ainda assim quer um método mais acelerado de progredir seu magic level sem incorrer no prejuízo, uma boa alternativa é o uso de soft boots enquanto cria-se runas.

Através dessem método é possível simplesmente conversar com os amigos ou até mesmo largar o jogo por alguns minutos, e mesmo assim conseguir algum dinheiro extra. Uma margem de lucro um pouco menor do que usar somente comida, é verdade, mas ainda assim um dinheiro extra.

A vida de quem gostava desse estilo ficou um pouco mais difícil com a introdução dos soul points, um mecanismo que visava reduzir o número de trapaceiros que fabricavam runas em massa com o uso de programas ilegais ou de vários personagens ao mesmo tempo.

Talvez alguns ainda se lembrem das chamadas rune farms, as fazendas de runa, que eram locais famosos nos quais esses personagens trapaceiros se reuniam.

Os soul points, por sua vez, se não foram capazes de acabar com essa prática, ao menos a reduziram para níveis mínimos apesar de, infelizmente, também afetar profundamente os jogadores honestos que, agora, se viam forçados a sair para caçar se desejassem continuar encantando suas runas.

Mas no final, avançar o magic level ficou mais rápido. Ao ponto de não ser mais uma raridade vermos personagens criados a menos de dois anos que já passaram do magic level 80, um marco raro no passado, e no qual se exigia altos investimentos de tempo e de dinheiro.

METODOLOGIA
Antes de adentrarmos nos resultados, é bom ilustrar as diferenças básicas entre cada uma das vocações, no que diz respeito a regeneração dos pontos de mana.

Image
Gráfico 1: Regeneração de pontos de mana.

Como se nota acima, a velocidade com a qual os pontos de mana regeneram é diferente entre as vocações de Tibia, sendo evidente, ainda, o impacto que a promotion causa nessa regeneração.

A única das vocações que não apresenta modificações antes e depois de serem promovidos é os cavaleiros.

São dados importantes de se observar porque a velocidade com a qual a mana se regenera impacta diretamente no tempo necessários para se alcançar o próximo magic level.

Ocorre que enquanto o gasto de mana necessário para um magic level determinado não faz distinções entre personagens promovidos ou não, o tempo para se alcançar esse gasto de mana diminui significativamente para quem possui promotion, já que a regeneração é mais rápida.

Isso, claro, considerando apenas a regeneração pelo consumo de comida, visto que o consumo de poções ou mesmo a utilização de anéis ou outros itens de regeneração fornecem efeitos idênticos para todo mundo.

Mas como essas variações entre as vocações do jogo se apresentam, quando tratamos de velocidade de avanço mágico?

Para responder a essa pergunta, analisamos algumas situações com auxílio da nossa ferramenta de simulação de treino (Skilling Calculador – Magic Level), cuja fórmula foi pesquisada pelo Gorak.

De modo parecido com outros skills, algumas profissões tem maior afinidade com a magia e avançam mais rapidamente, enquanto outras nem tanto.

No inicio, não há muita diferença entre a mana que cada uma das vocações precisam gastar para avançar o magic level, mas conforme ele vai subindo, as diferenças entre as vocações vai ficando cada vez mais visível.

Em teoria, não há limites e nem um magic level máximo, mas eventualmente o tempo necessário para se avançar ao próximo skill é tão grande que na prática, alguns “picos” acabam se formando em cada vocação.

Note que são simulações que se referem a treino ininterrupto de 24h por dia, então na prática o tempo vai depender, na realidade, do quão ativo é o jogador e de quais métodos de treino são utilizados, bem como a frequência com que esse progresso é perdido com, por exemplo, mortes, mas em minha análise, 5 diferentes picos foram utilizados:
    •1 ano de treino
    • 5 anos de treino
    • 10 anos de treino
    • 25 anos de treino
    • 50 anos de treino.

E então, 3 diferentes tipos de treino foram simulados:
    a) Regeneração natural dos pontos de mana com apenas consumo de comida (food).
    b) Regeneração natural dos pontos de mana com consumo de comida (food) concomitante com a utilização de soft boots
    c) Utilização de todos os meios de regeneração possíveis ao mesmo tempo, inclusive potions

Os gráficos abaixo mostram os resultados:

Image
Gráfico 2: Knights

Image
Gráfico 3: Paladins

Image
Gráfico 4: Druids e Sorcerers

Como era de se esperar, há uma diferença substancial entre cada vocação.

Usando tais dados para tentar determinar o pico de magic level que cada uma delas, na prática, pode alcançar, temos o gráfico abaixo:

Image
Gráfico 5: Relação de tempo gasto em cada magic level nas diferentes vocações.

De acordo com a informação ilustrada acima, é seguro dizer que o pico de magic level, para meros mortais, gira em torno de:
    Magic Level 13 para Knights;
    Magic Level 41 para Paladins;
    Magic Level 135 para Sorcerers e Druids.

RESUMO
    • Magos são a classe com maior afinidade mágica (duh!);
    • Apenas Knights não tem uma melhor regeneração de mana após serem promovidos;
    • A melhor maneira de treinar seu magic level é caçar de forma ativa, gastando poções;
    • O magic level não tem qualquer feito no poder das magias conjuradas por knights e paladinos que causem dano físico (por exemplo, exori);
    • Muito provavelmente, não existirá um jogador que consiga passar do magic level 135

CURIOSIDADES
Para se alcançar o magic level 108 (à época desse artigo, o maior em Tibia até o momento), e sem considerar a mana perdida por causa de mortes e de mana shield, o jogador teve de gastar 472623406 potos de mana.

Considerando a regeneração de um mage promovido, isso equivale a:
    • 15 anos de treino ininterrupto, utilizando-se o método de aguardar a mana regenerar apenas com comida
    • 05 anos de treino ininterrupto, utilizando-se o método de aguardar a mana regenerar com comida, com uso concomitante de soft boots
    • 26 dias de treino ininterrupto, utilizando-se o método de aguardar a mana regenerar com comida, com uso concomitante de soft boots, rings of healing e great mana potions


Tradução e adaptação: Diaba dos Infernus
Artigo original escrito por Gorak e disponível (em inglês) em: http://tibia-stats.com/index.php?akcja=6003&research=magicSkilling

  Ao longo de 2019, visando uma maior acessibilidade, bimestralmente o tibia-stats traduzirá para o português brasileiro todas as pesquisas realizadas e publicadas no nosso fansite através dos anos.
Em caráter especial, sugestões, elogios, críticas e demais comentários e discussões poderão ser postadas em português neste tópico.
 


Top Offline
 Profile  
 
Display posts from previous:  Sort by  
Post new topic Reply to topic  [ 1 post ] 

All times are UTC + 1 hour [ DST ]


Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest


You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum

cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group