Forum Statistics:



1 post

It is currently 20 Jun 2019, 23:45

All times are UTC + 1 hour [ DST ]




Post new topic Reply to topic  [ 1 post ] 
Author Message
 Post subject: (Tradução)Treino, escudos, armas de 2 mãos e redução de dano
PostPosted: 05 Mar 2019, 08:14 
team member
Name: Diaba dos Infernus
World: Rubera

Posts: 143
Quote:
O treino com escudos, as armas de duas mãos e a redução de dano
Pesquisa feita por Gorak. Publicado originalmente em inglês.

Saber manejar um escudo é especialmente importante para Knights e Paladins, já que é a principal maneira de reduzir o dano total recebido de ataques físicos em combate corpo a corpo.

Quanto maior seu shielding (ou o skill correspondente à classe da sua arma de preferência, caso de você use uma arma de duas mãos), e quanto maiores os valores defensivos da arma ou do escudo, melhor você bloqueará os ataques recebidos.

De modo geral, os pontos de defesa em um item costumam ser ligeiramente mais importante do que o nível de skill quando calculamos a redução do dano, mas para facilitar a vida, nossa ferramenta de redução de dano (http://www.tibia-stats.com/index.php?akcja=armorCalc) pode calcular tais valores de forma fácil e rápida para você.

Deve ser registrado, porém, que a média de redução de dano é apenas uma estimativa, já que ao dano recebido e sua redução é exatamente aleatória, e segue um padrão de distribuição entre os equipamentos. Entretanto, a ferramenta apresenta valores sólidos e precisos em outros campos, como a redução máxima de dano.

Image
Um cavaleiro se defendendo do ataque de um Dark Torturer.

Com a introdução dos Target Dummies, o treinar o shielding saiu um pouco de foco.

No artigo anterior, sobre o combate corpo-a-corpo, foram descritos os meios mais eficazes de se proceder ao treino com armas ou mesmo com as mãos nuas, e a importância de entender o conceito de um “contador de surra”.

Com o shielding skiill, mesmo que o personagem extraia sangue de seu alvo com a frequência correta, apenas os primeiros dois golpes sofridos contam para fins de treino e consequente aumento de skill.

As proporções de avanço de skill são bem simples: Knights e Paladins avançam shielding na mesma velocidade, enquanto Druids, Sorcerers e personagens sem profissão avançam bem mais lentamente.

Image
Tabela 1: Proporção de tempo necessário e de skill alcançado por cada vocação, baseado em um treino de 2 golpes sofridos por turno.

Nesse artigo, buscaremos respostas aos seguinte questionamentos:
O quão importante é o skill shielding?
É mais vantajoso manter um escudo ou trocá-lo por uma arma de duas mãos?
No caso de se optar por uma arma de mão única, como a defesa do escudo é processada?
O shielding influencia tanto na defesa com escudo, quanto na defesa com armas de mão dupla?

Arrumando o experimento
Decidi fazer os testes em uma área remota de Ancient Temple, nas profundezas de Thais.
Isso se deu porque haviam algumas coisas que eu queria ter certeza de controlar: As criaturas não deveriam ser livres para se mexer por ai e, por tanto, desfazer a sincronia entre seus golpes em um único turno, e eu precisava que fosse possível parar o teste imediatamente, assim que eu achasse necessário.

Como pode-se observar pela imagem abaixo, a localidade escolhida fornecia ambas necessidades.

Image
Tudo preparado para iniciar os testes

Adicionalmente, já que o server log registra apenas mil linhas de informação, cada sessão de testes foi limitada a 7 minutos para garantir que nenhuma linha de informação fosse sobrescrita e perdida.

Com isso, e considerando que haviam 2 Cyclops surrando o personagem, cada sessão registrou 840 ataques inimigos.

Além disso, para cada sessão de teste realizada, um segundo teste foi feito para minimizar qualquer variação nos dados registrados.

Image
Tabela 2: Dano proferido por 2 Cyclops no intervalo de 14 minutos.

Metodologia:
O experimento foi iniciado visando determinar quanto de dano as duas criaturas causavam na cobaia sem a influência defensiva de qualquer peça de armadura, arma ou escudo equipado.

Ainda que o natural seja se imaginar que pode-se simplesmente deixar o personagem pelado para realizar esse teste de controle, na verdade o ideal é que se equipe uma arma com defesa 0. Do contrário, os skills de combate com as mãos nuas entrariam no cálculo da redução de dano.

No caso, um Crossbow foi utilizado e, como se nota na tabela acima, os dois Cyclopses causaram 38,187 de dano no personagem sem defesa.

Então, um Shield of Care foi equipado conjuntamente com um Dragon Hammer (club fighting 50) e posteriormente com uma Longsword (sword fighting 103), já que havia a possibilidade de a redução de dano ser modificada conforme seu skill de combate também se mostre maior.

Como resultado, pode-se notar que o número de golpes defendidos, bem como o total de dano recebido, se mostraram parecidos, evidenciando que o nível de skill relacionado à sua arma de equipada conjuntamente com o escudo, pouco tem a ver com a redução do dano.

Cabe ressaltar que o skill relacionado ao Dragon hammer era menor do que o shielding skill (de valor 85), que por sua vez era menor do que o skill relacionada à Longsword.

Passei, então, a testar cada arma sozinha, sem equipar um escudo, e pode-se notar que foram ainda mais eficientes do que quando em conjunto com um escudo.

O motivo principal para fazer esse teste específico foi o de, frequentemente, ver Druids e Sorcerers empunhando um Speelbook em conjunto com uma Sword of Valor ou uma Emeral Sword, então verificar se uma arma de maior poder defensivo faria alguma diferença, seria interessante.

No final, acaba sendo mais uma questão de estilo, porque os valores de defesa de uma arma acabam tão somente modificando a defesa do escudo e não agindo como sua defesa principal mesmo que o valor de Def da arma seja superior.

Resultados:
Quando escolhem uma determinada classe de arma, os jogadores costumam considerar os “melhores” itens disponíveis pro seu nível e seus skills.

Na figura abaixo, fizemos uma comparação de alguns itens comumente escolhidos, com armas obtidas ao completar a Inquisition Quest, as melhores armas de duas mãos de cada classe de arma e um Mastermind Shield.

Como você já deve estar imaginando houve pouquíssima variação entre as armas de mão única em cada classe de armas porque seus modificadores de defesa são valores próximos, sendo respectivamente +3, +2 e +2.

Isso se dá porque, quando uma arma de mão única é equipada em conjunto com um escudo, apenas esses modificadores contam para a redução de dano, e não a defesa em si da arma. Ou seja, a Def 37 que um Mastermind Shield possui naturalmente aumentou para 40,39 e 39, dependendo da arma equipada.

No gráfico, o eixo horizontal, chamado de “defense skill”, quando compara as combinações de diferentes armas em conjunto com o escudo, representa o shielding do personagem.

Quando compara armas de duas mãos, o gráfico representa o skill de combate corpo a corpo correspondente àquela classe de arma.

Image
Redução máxima de dano com diferentes níveis de skill

Basta uma breve olhada para notar que há uma diferença enorme quando comparamos as armas de duas mãos entre elas, tendo a Avenger um poder defensivo comparável à armas de mão única equipadas em conjunto com um escudo, ao passo que o Demonwing Axe e a Stomper ficam para trás.

Como se observa do gráfico, se é uma espada a classe de armas de sua preferência, há uma alternativa bem equilibrada ao uso de uma Emerald Sword e um Mastermind Shield.

Na verdade, caso seu sword fighting esteja 5 níveis acima do seu shielding, seu personagem defenderá melhor com uma Avenger nas mãos.

Mas será que isso significa que deveríamos todos jogar fora nossos escudos?

Isso é difícil dizer.

Atualmente, um Shield of Corruption, que aumenta suas habilidades com uma espada, é muito visado, e talvez mantê-lo equipado e buscar skills melhores seja a melhor opção no momento, mas não temos como prever a forma com o que o jogo se desenvolverá ao longo dos anos.

A única certeza é que, a menos que o maior poder ofensivo possível seja necessário, é bom os usuários de machados e de porretes manterem seus escudos ao alcance.

Se tudo mais der errado, basta seguir o conselho do Yoda:

Image
Urm. Usar um escudo junto com meu sabre, eu preciso.

Resumo:
-Knights e Paladins avançam seu shielding na mesma velocidade;
-Quando houver um escudo em mãos, a defesa do escudo será o valor utilizado para calcular a redução de dano, mesmo que a defesa da arma seja maior do que a do escud;
-Ao usar uma arma mas não um escudo, ao invés do shielding, os valores de sword fightinh, axe fighting ou club fighting serão utilizados para calcular a redução de dano, dependendo da classe da arma empunhada.



Tradução e adaptação: Diaba dos Infernus
Artigo original escrito por Gorak e disponível (em inglês) em: http://www.tibia-stats.com/index.php?akcja=6003&research=shieldingSkilling

  Ao longo de 2019, visando uma maior acessibilidade, bimestralmente o tibia-stats traduzirá para o português brasileiro todas as pesquisas realizadas e publicadas no nosso fansite através dos anos.
Em caráter especial, sugestões, elogios, críticas e demais comentários e discussões poderão ser postadas em português neste tópico.
 


Top Offline
 Profile  
 
Display posts from previous:  Sort by  
Post new topic Reply to topic  [ 1 post ] 

All times are UTC + 1 hour [ DST ]


Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest


You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum

cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group