Forum Statistics:



1 post

It is currently 14 Nov 2018, 22:36

All times are UTC + 1 hour [ DST ]




Post new topic Reply to topic  [ 1 post ] 
Author Message
 Post subject: (tradução) O treino no combate corpo a corpo
PostPosted: 28 Oct 2018, 22:16 
team member
Name: Diaba dos Infernus
World: Rubera

Posts: 141
Quote:
O treino no combate corpo a corpo
Pesquisa feita por Gorak. Publicado originalmente em inglês.

Tibia, há muito, tem sido um jogo no qual obter poder e força costumam ser os fatores primários de motivação do jogador. E ter skills superdesenvolvidos costuma ajudar, ainda que caiba a cada jogador a decisão de como utilizar essa força adquirida.

Alguns jogadores, por exemplo, investem em aumentar seus pontos de skill como maneira de auxiliar na hora de subir de nível mais rapidamente e com melhor custo-benefício. Alguns outros gostam, apenas, de se gabar.

Independentemente das motivações para a busca de elevados pontos de skills, todos poderão se beneficiar da série de artigos que publicaremos em conjunto do lançamento da nossa nova calculadora de skills.


Treinando de forma mais eficaz

Sempre houve muita controvérsia quanto ao que constitui o método perfeito de treinamento de skills. E vamos tentar esclarecer esse assunto de uma vez por todas.

Primeiro, há uma coisa que eu gosto de chamar de “contador de surra”, que garante que você tenha que fazer sua vítima sangrar dentro de uma determinada janela de tempo.

Imagine que você é um bárbaro. E está com sede.

Agora, pense no contador de surra como um caneco de, sei lá, 300ml, que você tem que encher de cerveja para tomar. Mas só pode encher o copo 10ml por vez, até poder tomá-lo quando estiver cheio.

E o seu inimigo é um grande barril de cerveja infinita.

A primeira vez que você faz seu inimigo sangrar, não conta para encher o copo, apenas serve para tirar a rolha que tampa um buraco no barril e fazer a cerveja começar a jorrar.

Daí para frente, cada vez que você tentar acertar seu alvo novamente, não importando se você os faz com um machado, uma espada, um porrete, os próprios punhos ou mesmo com algum feitiço conjurado com sua varinha mágica, será como se vocês estivesse colocando e tirando o copo na cerveja que sai do barril, enchendo 10ml por vez.

Outra coisa importante a se considerar é a existência de duas criaturas batendo em você a cada turno de ação (2 segundos): As primeiras 2 criaturas que te causarem dano dentro do mesmo turno contam como uma ajuda de 20ml adicionais no copo.

Asim, se você estiver treinando com duas criaturas ao mesmo tempo causando dano em seu personagem, o caneco encherá na proporção de 30ml por turno (10ml do seu ataque em algum inimigo e 10ml para cada um dos dois inimigos que lhe causarem dano), o que significa que seu caneco encherá depois de 10 turnos.

Considerando que um turno de ação tem o tempo exato de 2 segundos de duração, significa, também, que seu copo transbordará depois de 20 segundos.

E isso não pode acontecer, porque te sujará todo de bebida, fazendo-o tampar o buraco por onde sai a cerveja, até que você se limpe, parando o contador.

Para evitar isso, você tem que esvaziar a caneca, tomando a cerveja dentro dela assim que ela encher, fazendo o contador reiniciar. E para isso, basta que o jogador faça seu alvo sangrar novamente, recomeçando tudo do zero.

Um outra analogia que pode ser feita, é a de uma garçonete enchendo diversas canecas de cerveja, seguidas, sem desligar o fluxo de saida da bebida. Caso alguma das canecas transborde, a garçonete terá de parar de servir a bebida para limpar a sujeira.

Da mesma forma que antes, a primeira vez que você acertar seu alvo e o fizer sangrar depois de “limpar a sujeira”, não servirá para encher o contador, já que teremos de, novamente, destampar o buraco do barril de cerveja para que possamos encher nossa caneca.

Você deve esvaziar seu copo antes do 310ºml, aquele que fará o copo transbordar.

Image

Extrapolar isso para outros cenários de treino é simples. Se você treina com uma única criatura e essa criatura te bate, isso equivale a duas batidas por turno, que significa que você tem de fazer o seu alvo sangrar novamente antes que 15 turnos se encerrem (antes de 30 segundos).

Se você treinar sem criaturas te batendo, então você deverá extrair sangue de seu alvo antes que 30 turnos tenham se passado (ou seja, antes de 1 minuto de treino).

Para paladinos, que treinam combate à distância, as coisas complicam um pouco mais: Extrair sangue de seu alvo ou mesmo “faíscas”, conta duas vezes no contador de surras.

Com isso, é possível que paladinos contabilizem quatro vezes por turno, mas os detalhes de como o as faíscas não reiniciam o contador de surras nesse caso são assunto para um artigo futuro a respeito do treino de combate à distância.


O combate corpo a corpo com o uso de armas

Combate com machado, com espada ou mesmo com porretes e clavas são as principais habilidades que os tibianos, especialmente Knights, treinam.

A taxa de avanço para o combate com cada uma dessas classes de armas é similar dentro de cada vocação, mas quando comparado entre vocações diferentes, o buraco é um pouco mais embaixo.

Um personagem novo terá de surrar seus alvos exatamente 50 vezes com sua arma para avançar do nível de skill 10 para o nível de skill 11.

A partir daí, entretanto, as coisas mudam bastante de acordo com a vocação que o jogador escolheu usar: Sempre que o jogador avança o nível de seus skills, o tempo necessário para se avançar ao próximo nível passa a ser baseado na quantidade de tempo que o avanço anterior levou.

Como era de se esperar, como estamos falando de combate corpo a corpo, essas variáveis são menores para Knights, apesar de os Paladins não ficarem muito atrás.
Em contra partida, magos e demais ficam bem para trás.

Uma surpresa, entretanto, foi descobrir que Druids avançam no combate corpo a corpo com armas de forma ligeiramente mais rápida do que Sorcerers e personagens sem vocação.

Não pode-se dizer que seja uma vantagem realmente significante dos Druids quando se trata em combate corpo a corpo, mas ainda assim é curioso.

Além disso, já que personagens sem vocação avançam da forma mais lenta possível, em conjunto com os Sorcerers, ficar em Rookgaard para treinar seu combate corpo a corpo mostra-se uma decisão não muito inteligente.

Image
Comparação do avanço de combate corpo a corpo entre as diferentes vocações

Mas, ao longo do tempo, enquanto se alcança níveis de skill cada vez maiores, como será que as diferentes vocações ficam?

Para responder essa questão, existe a nossa calculadora, na qual você, leitor, pode explorar todos os cenários que você quiser, mas fiquemos com uma amostra grátis do que pode ser encontrado lá.

Como se poderia imaginar, em níveis mais iniciais não há tanta diferença assim no tempo necessário para as diferentes vocações avançarem seus skills, mas conforme a coisa cresce, é possível notar o distanciamento cada vez maior.

Image
Relação entre tempo necessário, em horas, e o nível de skill entre cada vocação.


O combate sem armas

Tradicional modo de combate os monges anciões, o com as mãos nuas é o mais negligenciado, ainda que seja uma arte.

Como pode-se observar pelo gráfico já apresentado, Knighs e Paladinos não mostram qualquer diferença no avanço entre combate corpo a corpo com armas ou sem, porém, magos mostram um avanço significativamente mais veloz no combate com as mãos nuas e, por tanto, podem se beneficiar de elevá-lo a níveis um poco maiores do que o habitual.

Image
Relação entre o tempo necessário, em horas, e o nível do skill Fisting de Druids e Sorcerers

Ainda que, pela imagem, não pareça uma diferença tão significante assim, e ainda que seja um skill do qual não existem armas e muita utilidade prática, para um caçador de skills talvez seja importante para saciar a sede de números altos.

Quem sabe até o faça figurar na lista dos maiores de seu mundo.

Resumo

    -Há um contador no avanço de skills que é limitado a 30 turnos.

    -Cada ataque que o jogador dê, e que não extraia sangue, é considerado por esse contador.

    -Até dois ataques de criaturas, por turno, são adicionados a esse contador.

    -Para reiniciar o contador, há de se extrair sangue de seu alvo com a arma de sua preferência.

    -Se você deseja treinar apenas as suas habilidades com a arma de sua preferência (sem criaturas te batendo), o modo mais eficaz é causar dano e extrair sangue de seu alvo uma vez a cada 60 segundos.

    -Se você deseja treinar suas habilidades ofensivas e também o seu shielding, mas com apenas uma criatura batendo em seu personagem, o modo mais eficaz é causar dano e extrair sangue de seu alvo ao menos uma vez a cada 30 segundos.

    -Se você deseja treinar suas habilidades ofensivas e também o seu shielding, mas com duas criaturas batendo em seu personagem, o modo mais eficaz é causar dano e extrair sangue de seu alvo ao menos uma vez a cada 20 segundos.

Nosso próximo artigo abordará mais detalhadamente o skill shielding.

Dentre outras diversas coisas, serão comparadas as nuances defensivas entre o uso de armas de duas mãos e o uso de escudos em conjunto com armas de mão única.
Aqueles que gostam de gastar seu tempo treinando com dummies e itens da store não perdem por esperar.


Tradução e adaptação: Diaba dos Infernus
Artigo original escrito por Gorak e disponível (em inglês) em: http://www.tibia-stats.com/index.php?akcja=6003&research=meleeSkilling

  Ao longo de 2018, visando uma maior acessibilidade, bimestralmente o tibia-stats traduzirá para o português brasileiro todas as pesquisas realizadas e publicadas no nosso fansite através dos anos.
Em caráter especial, sugestões, elogios, críticas e demais comentários e discussões poderão ser postadas em português neste tópico.
Nos vemos no próximo mês
 


Top Offline
 Profile  
 
Display posts from previous:  Sort by  
Post new topic Reply to topic  [ 1 post ] 

All times are UTC + 1 hour [ DST ]


Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest


You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum

cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group