Forum Statistics:



1 post

It is currently 24 Jun 2018, 01:33

All times are UTC + 1 hour [ DST ]




Post new topic Reply to topic  [ 1 post ] 
Author Message
 Post subject: (Tradução) A pescaria no Tibia
PostPosted: 02 Apr 2018, 02:54 
team member
Name: Diaba dos Infernus
World: Rubera

Posts: 139
Quote:
A pescaria no Tibia
Pesquisa feita por Gorak. Publicado originalmente por Kagonesti, em inglês.

Pescar sempre foi um passa-tempo querido apenas por uma pequena parcela da poluação tibiana, principalmente em função de várias mudanças feitas ao longo do tempo, como tempo para os peixes “nascerem de novo” e a obrigatoriedade do uso de iscas para capturar um peixe.

Como sera de se esperar, este artigo irá explorar as nuances por trás da pescaria tradicional, bem como da pescaria no gelo e da busca por um Mechanical Fish, mas principalmente confirmaremos se é verdadeira a afirmação que o tibia.com faz quando diz que as chances de fisgar um peixe aumentam conforme seu skill avança.

Image

A PESCARIA TRADICIONAL

Por todo o Tibia, é possível pescar em inúmeros lagos, praias, rios, riachos, poças e até mesmo esgotos, ainda que não seja possível pescar em exatamente todos os corpos d'Água espalhados pelo jogo.

Os que ficam perto demais de protection zone, por exemplo, costumam não abrigar peixes, mas na grande maioria dos locais o jogador conseguirá fisgar uma saborosa refeição. Basta ter um pouquinho de paciência.

E com a paciência, entra a nossa primeira peça a ser descoberta: O tempo que um quadrado de água leva para ter peixe novamente.

Para determinar isso, um personagem com skill de pescaria incrivelmente baixo foi utilizado, permitindo que cada tentativa de fisgar um peixe possa ser constatada no progesso da barra medidora de skill.

Poder observar esse avanço é importante porque a barra de skill conta como tentativa válida apenas aquelas realizadas em locais que possuem peixe para serem pescados, não importando se a sua tentativa de pegá-lo foi bem-sucedida ou não.
Com isso, uma vez que tenha sido fisgado o peixe de determinado local, as tentativas daquele mesmo local voltarão a contar apenas quando há novo peixe na água.

Após levar esse personagem para a beira da água, foi dado início à pescaria até que um peixe mordesse a isca.

Com a captura, tentativas de pesca foram realizadas exatamente no mesmo ponto, a fim de contar quanto tempo levaria para que o avanço de skill voltasse a ocorrer. E o tempo foi de 36 minutos e 40 segundos, ou 2.220 segundos se você preferir.

Com testes em diferentes períodos do dia, foi possível descobrir que ao contrário do que acontece com o tempo de retorno das criaturas em terra, o retorno dos peixes não está associado ao número de jogadores online, tendo o mesmo tempo sido observado tanto com 300 jogadores online quanto com 600 jogadores online.

A próxima missão passou a ser, então, determinar o quanto a sua chance de pegar um peixe está atrelada ao seu nível de skills.

Usando diversos personagens, com skill variando de 10 a 91, foi possível observar que há uma progressão linear de chance de sucesso enquanto o skill avança.

Entretanto, notou-se que após alcançar o skill 77, essa chance parou de crescer e estabilizou em 50%, deixando de fazer diferença se o personagem possui skill 77, skill 80 ou skill 90.

Assim, ao menos no que diz respeito à pescaria tradicional, dizer indiscriminadamente que suas chances de pegar um peixe cresce com o avanço do skill não é lá uma verdade completa, como se pode ver no gráfico abaixo:

Image

A PESCA NO GELO

Apesar de ser uma modalidade um pouco mais especializada e na qual poucos se aventuram, a pesca no gelo é essencial para que se ganhe acesso a determinadas áreas do jogo.

Munido de uma picareta, uma vara de pescar e algumas minhocas, o jogador experiente pode não apenas capturar um peixe comum, mas também um Green Perch, um Northern Pike ou uma Rainbow Trout.

Assim como na pescaria mais tradicional, também começamos determinando o tempo necessário para que reapareça peixe no local.

O primeiro passo foi, com uso de uma picareta, abrir um buraco em alguma rachadura no gelo e sentar lá, observando o peixe simplesmente nadar por algumas horas, para saber se o peixe permaneceria ali ou se iria embora eventualmente.

Confirmado que o peixe permanece no local até que um jogador o pegue, bastou que esse peixe fosse capturado e o cronometro ativado.

E o tempo foi de exatamente 15 minutos (900 segundos).

900 segundos para que o buraco no gelo fechasse. E tão logo o buraco no gelo fechava, um novo peixe aparecia embaixo dele.

Faltou, então, verificar se a chance de se pegar um peixe dentro de um buraco no gelo.

Aqui há um porém a ser considerado:
Diferente da pesca tradicional, a pesca no gelo te permite pegar quatro espécies diferentes de pescado.

E talvez um skill alto aumentasse as chances de se fisgar uma espécie mais rara, o que infelizmente não se confirmou.

Digo “infelizmente”, porque chegamos a essa conclusão apenas após 9.320 minhocas virarem comida de peixe. Coitadas.

Image

Passamos, então, a averiguar se a fórmula de sucesso na pesca era a mesma que se fazia presente na pesca tradicional, e para minha sorte, eu descobri quase imediatamente que não era o caso.

De modo geral, capturar qualquer tipo de pescado é um pouquinho mais difícil do que ocorre na pescaria comum, como se pode observar no gráfico abaixo:

Image

Infelizmente, pela falta de personagens com skills altíssimos, não foi possível averiguar se na pesca no gelo também há um limite máximo de influcência do skill, mas pelas poucas evidências que temos, a teoria é que também há um limite de 50% de sucesso na tentativa de pegar um peixe.

A diferença ficaria por conta de que esse limite máximo de influência do skill ocorreria apenas no skill 100, em vez de vir no skill 77.

A BUSCA PELO MECHANICAL FISH

Para aqueles com um gosto um pouco peculiar, há ainda a possibilidade de se pegar um peixe mecânico, o famigerado Mechanical Fish.

Diferente das modalidades de pesca já analisadas, para fisgar um peixe desses é necessário aparato especial: Uma vara mecânica em detrimento de uma vara comum de madeira, bem como alguns pregos para serem usados como isca.

Deve-se observar, também, que essa espécie de peixe é endêmico aos esgotos de Yalahar.

Uma vez pronto e no local, os mesmos experimentos foram feitos, meio pelo qual foi descoberto que assim como ocorreu na pescaria tradicional, o tempo necessário para que o local voltasse a ser habitado por um peixe é de 36 minutos e 40 segundos.

Sem deixar de observar que assim como ocorre com a pesca no gelo, cada tentativa de fisgar um peixe pode gerar mais de um resultado diferente (o jogador pode levar um choque com dano do tipo energy ou pode fisgar um peixe), passamos a tentar determinar a influência do skill na chance de sucesso de fisgar um peixe mecânico.

Após boa quantidade de tenativas e de erros, os resultados indicaram que a chance de o jogador levar um choque ou mesmo de fisgar um peixe mecânico são as mesmas: 1 choque/peixe para cada 6 tentativas. E nisso o skill não influencia.

Não importa se o jogador tem skill 50, 70, 90… A chance de alguma ação ocorrer na pescaria será sempre de 1/6.

Entretanto, dentro desse 1/6 em que alguma ação ocorre (choque ou peixe), o skill do jogador aumenta a chance de a ação resultar em um peixe, em vez de resultar em um choque, como pode ser melhor observado a seguir:

Image

Como se pode ver, com skill 90 a chance de se conseguir, seja um peixe, seja um choque, se iguala em 50%.

Entretando, como aconteceu com a pesca no gelo, não pudemos confirmar se há um limite máximo de 50/50 de chance, ou se conforme o skill continua aumentando, o sucesso de captura do peixe continua crescendo e a chance de levar um choque diminuindo.

Até que se prove o contrário, porém, ficaremos com a hipótese de que há um limite máximo no qual o skill do jogador pode influenciar.

CONCLUSÃO

Ainda que o Tibia seja geralmente visto como um jogo sem limitações máximas de níveis ou de skills, parece que no que diz respeito à pescaria há de fato um limite. Não de número, mas de eficiência.

Mesmo que a CIPSOFT alegue que o avanço do skill de pescaria aumenta a chance de se pegar um peixe, essa é uma afirmação que funciona apenas para pessoas com baixo skill de pesca, pois, como vimos, a partir do skill 77 o avanço para de deixar a pesca mais fácil e a chance de fisgar um peixe congela em 50%. Ao menos para a pescaria tradicional.

Assim, o único motivo para se alcançar skills ainda mais altos são meramente cosméticos, o que não é errado, visto que boa parte da população tibiana pratica a pescaria apernas por diversão.

Dessa vez não chegamos a fornecer fórmulas exatas mas você pode acessar a nossa Fishing Calculator para calcular suas chances de ser bem-sucedido em uma sessão de pesca, bem como quantos peixes e de quais espécies podem ser pescados com determinado número de iscas.

Finalmente, gostaríamos de agradecer a todos os que ajudaram com os experimentos voltados à pesca no gelo, que consumiram um tempo considerável: Obrigado Tharkas, Dot the Fisher, Guerro del Sol, Nienna Telperien, Dans cruf e Kagonesti.
E um agradecimento especial à minha esposa [player]Adivali[/player], que gastou muitas de suas preciosas horas praticando todos os tipos de pesca comigo.


Tradução e adaptação: Diaba dos Infernus
Artigo original escrito por Gorak e disponível (em inglês) em: http://www.tibia-stats.com/index.php?akcja=6003&research=fishing

  Ao longo do ano de 2018, visando uma maior acessibilidade, mensalmente o tibia-stats traduzirá para o português brasileiro todas as pesquisas realizadas e publicadas no nosso fansite ao longo dos anos.
Em caráter especial, sugestões, elogios, críticas e demais comentários e discussões poderão ser postadas em português neste tópico.
Nos vemos no próximo mês
 


Top Offline
 Profile  
 
Display posts from previous:  Sort by  
Post new topic Reply to topic  [ 1 post ] 

All times are UTC + 1 hour [ DST ]


Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest


You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum

cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group