Forum Statistics:



1 post

It is currently 25 May 2018, 01:31

All times are UTC + 1 hour [ DST ]




Post new topic Reply to topic  [ 1 post ] 
Author Message
 Post subject: (Tradução) Estudo sobre armas de combate à distância
PostPosted: 10 Feb 2018, 23:36 
team member
Name: Diaba dos Infernus
World: Rubera

Posts: 139
Quote:
O Segredo das armas de combate à distância
Pesquisa feita por Gorak. Publicado originalmente por Kagonesti, em inglês.

Introdução
Já faz um longo tempo desde que a pesquisa sobre armas de distância foi concluída.

O primeiro artigo que eu escrevi sobre esse tema, ainda em 2007 e logo depois da atualização que aumentou o poder de paladinos e de cavaleiros, foi para o site tibianews.net, intitulado “Let the Spears Fly” (NT: Deixe as flechas voarem, em tradução livre).

Entretanto, por mais que o antigo artigo tenha apresentado fórmulas e mais fórmulas matemáticas, de lá para cá muita coisa mudou e as tornou obsoletas. Ou ao menos levemente imprecisas.

Esse novo artigo vem resolver esse problema enquanto foca no jogador que procura tornar suas caçadas mais eficientes mas não tem conhecimento técnico suficiente para isso e às vezes nem tanta disposição para destrinchar todas as complicadas fórmulas matemáticas.

Conjuntamente, o time do Tibia-Stats orgulhosamente passa a disponibilizar uma calculadora de dano causado com armas de luta à distância, com todas as informações necessárias para que você possa masterizar sua vocação.

Visão-geral
Basicamente, na prática os paladinos tem duas opções:
1) Usar arma de mão única, como lanças, conjuntamente com escudos;
2) usar armas de mão dupla, com munição, como é o arco e flecha.

Obviamente, há benefícios e malefícios em cada escolha, e para manter tudo mais simples, a tabela abaixo os resume muito bem (Obs.: Assassin Stars e Infernal Bolts são uma exceção à regra):

Image

Dentro de cada categoria também é pequenas variações, é claro. Por exemplo, como seus skills aumentam a precisão de um tiro, ou seja, a chance de acertar no alvo, um jogador que use arma de duas mãos poderia conseguir alcançar uma chance de acertos de 94% se usar Bow com Onyx Arrows, mas conseguiria uma precisão de apenas 91% caso escolha usar Crossbow e Power Bolts.

A recíproca é verdadeira no uso de armas de uma mão, já que um jogador que conseguisse alcançar 80% de acerto ao arremessar Royal Spears, conseguiria apenas 76% de acerto com as simples Spears.

Na verdade, a velocidade com a qual o jogador alcança o seu máximo de precisão muda drasticamente de acordo com a munição utilizada.

Como sempre, as tabelas abaixo ilustram um resumo para melhor visualização. Caso a arma seja atirada apenas a curtas distâncias (sqm), por favor desconsidere as distancias excedentes:
Image

Como é possível notar, se alguém quiser acertar seu alvo o máximo de vezes possível mesmo com baixo skill, é melhor ficar a 2 sqm de distância dele.

Isso afeta especialmente os jogadores que gostam de treinar “online”, já que ataques que gerem sangue ou faíscas em seu alvo contam duas vezes mais no avanço do skill.

Para pessoas que já tenham ultrapassado determinado valor de skill, como por exemplo aqueles que possuem skill 74 e estiverem usando Small Stone, mesmo a 1 sqm de distância do alvo os resultados serão os mais eficazes possíveis.

Como mencionado em meu antigo artigo no tibianews.net, armas de distância ignoram o escudo e o skill de defesa de seu oponente, de modo que apenas as peças de armadura do alvo afetam o dano infligido. Em contra partida, se o jogador escolher usar uma arma de duas mãos e munição, também ficará sem defesa.

Alguns jogadores acreditavam que o skill shielding influenciava na defesa do paladino e ajudava a reduzir o dano mesmo no uso de uma arma de duas mãos, mas depois de tantos testes eu acabei descobrindo que não há qualquer influência.

Em função disso, escolher entre os estilos de batalha é bem simples: Já que o jogador não será beneficiado pelos bônus de defesa que os estilos mais defensivos proporcionam, a escolha óbvia é a ofensiva plena pela habilitação do modo Full Attack sempre que estiver com uma arma de duas mãos.

Quanto ás armas de mão única, é melhor que o próprio jogador veja a média de dano causado por cada uma das armas existentes em nossa “distance calculator”, e compare com o bonus de defesa que cada estilo de baralha proporciona, usando para isso nossa “damage reduction calculator”. Nessa última, como as armas de combate à distância não tem modificadores de defesa, basta que o jogador selecione “no weapon” quando for calcular a redução de dano.

Mas o que eu deveria usar para caçar uma determinada criatura?

De longe, essa é a pergunta que eu mais recebo de diversas pessoas diferentes. E também é o que a nova calculadora do Tibia-Stats vai ajudar a responder.

Com a calculadora na tela, basta que o jogador selecione seu nível, seu skill, a arma que desejaria usar, sua munição e a criatura-alvo, para então clicar em “submit”.

Assim que o fizer, um novo botão surgirá, o “compare”. Através dele, o jogador pode selecionar uma nova arma e novo tipo de munição e então clicar neste botão para comparar a eficácia, contra aquele alvo, das duas armas e das munições selecionadas.

Os dados para a primeira arma selecionada serão destacados em vermelho, enquanto os dados para a nova escolha serão azuis.

E com isso um bocado de informação é fornecida pela ferramenta no momento da consulta:
O campo de precisão (chance of hitting), é baseado na distância (sqm) que o jogador se encontra de seu alvo, bem como o tipo de arma e o tipo de munição utilizada. Para jogadores de skill mais elevado não há muita mudança, mas para jogadores iniciantes é algo importante a se averiguar.

Os valores de dano mínimo (min), máximo (max) e médio (avg) são exatamente o que o nome descreve, mas possuem uma diferença substancial em seu cálculo: Os valores máximos e mínimos levam em consideração tanto a resistência do oponenete à dano físico, quanto seu valor natural de armadura.

A média de dano, por sua vez, faz um cálculo um pouco mais complexo do qual você pode dar graças pela automatização que a calculadora proporciona, porque não se trata de uma mera média simples entre os valores máximo e mínimo: Diversos fatores, como a precisão dos tiros entram na conta.

Outro pequeno ponto, um que agrada os aficionados por estatística por ai, é que os cálculos são realizados de forma bem precisa mesmo quando dano minimo tem valor abaixo de 1 ponto, ainda que na prática isso resulte no efeito de fagulhas ao acertar o alvo, ao invés de sangue.

Assim, os jogadores que desejam se beneficiar do máximo de experiência/h, sem sem importar com os custos da caçada, podem ter certeza de que a munição que demonstra a maior média (avg) é aquela que melhor satisfaz seu objetivo. Desde que você tenha nível suficiente para usar aquela arma e munição, claro.

Se o máximo de obtenção de experiência/h não for a sua praia e, ao invés disso, você quiser saber o quão longa pode ser sua caçada com determinada arma, então a coluna que te mostra a relação de dano por peso (dmg per ounce) definitivamente é para você.

Essa coluna se baseia no pessoa da munição, sua taxa de quebra (caso seja uma arma de uma mão) e sua média de dano. Quanto mais alto o resultado, mais tempo levará até você precisar retornar à cidade e comprar mais munição.

Mas se o seu negócio for gastar pouco, a coluna que relaciona dano e custo (dmg per gp) é a mais importante para você. Assim como a coluna da qual acabamos de tratar, quanto maior o valor, mair sua taxa de lucro será.

Para minuções que não possuem um preço fixo de venda em lojas, nós do Tibia-Stats descriminamos um valor que achamos ser minimamente próximo do preço de mercado praticado. Enchanted Spears, por exemplo, são listadas ao preço de 100gps cada.

Importante notar que no que diz respeito ao lucro da caçada, não é apenas o preço da munição que deve ser levado em consideração, mas também o estilo de caçada, a quantidade de dano recebida por turno e o preço para curá-lo, bem como as eventuais habilidades de cura que o alvo possa ter.

Talvez em algum momento futuro o Tibia-Stats faça uma pesquisa nesse sentido, mas não garantimos que seja em quaquer futuro próximo.

Image

Alguns exemplos de teste:
Personagem nº 1
Nível: 80
Skill: 90
Criatura: Demon

Pergunta: É melhor usar Arbalest com Power Bolts ou Composite Hornbow com Shiver Arrows?

Resposta: A média de dano causada é ligeiramente maior com Power Bolts. 99 pontos conta 95. Entretanto, se você se preocupa com quão longa pode ser a sua caçada, é bom notar que o dano por peso das Power Bolts é de apenas 110 de dano, contra os superiores 136 pontos das Shiver Arrows.

Além disso, o custo-benefício é menor com as Power Bolts, que causam apenas 14 de dano a cada gp gasto com elas, enquanto as Shiver Arrows tem uma relação de 19 de dano/gp.

Considerando apenas o custo da munição, as Power Bolts são 35% mais caras do que as Shiver Arrows, e em retorno o jogador obtém apenas uma média de 4 pontos de dano adicional por turno. Adicionalmente, as Power Bolts, por serem mais pesadas, forçam o jogador a levar menos munição e retornar mais cedo para a cidade para reabastecer.

Escolha do Gorak: Composite Hornbow com Shiver Arrows

Personagem nº 2
Nível: 220
Skill: 110
Monster: Demon

Pergunta: É melhor usar Arbalest com Power Bolts ou Composite Hornbow com Shiver Arrows?

Resposta: basicamente, trata-se do mesmo cenário descrito acima, mas com um paladino de nível e skill superiores e, nesse caso, as Shiver Arrows são uma escolha óbvia. Em todas as categorias as Shiver Arrows tem melhor performance do que as Power Bolts: Elas causam mais dano, te permitem caçar por um período mais longo sem precisar reabastecer e tem melhor custo-benefício.

Escolha do Gorak: Composite Hornbow e Shiver Arrows

Claro, há uma grande variedade de outras combinações de arma e munição das quais o jogador deveria avaliar por si mesmo.

Apesar de a decisão de não mostrar exemplos que envolvam algum tipo de lança ou mesmo Assassin Stars, o jogador deve sempre ficar atento às diferenças, grandes diferenças, que envolvem o uso desse tipo de equipamento e que, talvez, se encaixe melhor em seu orçamento ou seu objetivo.

Esperamos que vocês aproveitem nossa nova calculadora de dano com armas de combate à distância e a utilize como ferramenta para melhor otimizar suas caçadas.


Tradução e adaptação: Diaba dos Infernus
Artigo original escrito por Kagonesti e disponível (em inglês) em: http://www.tibia-stats.com/index.php?akcja=6003&research=distance

  Ao longo do ano de 2018, visando uma maior acessibilidade, mensalmente o tibia-stats traduzirá para o português brasileiro todas as pesquisas realizadas e publicadas no nosso fansite ao longo dos anos.
Em caráter especial, sugestões, elogios, críticas e demais comentários e discussões poderão ser postadas em português neste tópico.
Nos vemos no próximo mês
 


Top Offline
 Profile  
 
Display posts from previous:  Sort by  
Post new topic Reply to topic  [ 1 post ] 

All times are UTC + 1 hour [ DST ]


Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest


You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum

cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group