Forum Statistics:



1 post

It is currently 20 Apr 2018, 02:41

All times are UTC + 1 hour [ DST ]




Post new topic Reply to topic  [ 1 post ] 
Author Message
 Post subject: (Tradução) Estudo sobre escudos
PostPosted: 01 Jan 2018, 19:56 
team member
Name: Diaba dos Infernus
World: Rubera

Posts: 138
Quote:
Estudo sobre escudos
Pesquisa feita por Gorak. Publicado originalmente por Kagonesti, em inglês.

Metodologia:
O Gênio por trás dessa pesquisa foi Gorak, um dos pesquisadores do Tibia-Stats.

O processo de coleta de dados foi bem parecido com o estudo sobre a redução de dano em peças de armadura, porém, ao invés de usar armadilhas no chão, combate corpo-a-corpo foi utilizado.

Com tais dados em mãos, nosso pesquisador criou a fórmula de redução de dano que pode ser vista em nossa calculadora de redução de dano.

Mas fora isso, o que será que Gorak descobriu de interessante?

Alguns fatos interessantes
Um jogador pode se defender de até dois ataques corpo-a-corpo (dano físico) por turno (2 segundos). Do terceiro ataque em diante, todos vão ignorar a redução de dano provida pela defesa do escudo e acertar o alvo em cheio.

Seu escudo defende apenas dano físico. Feitiços, magias, flechas, lanças e outros ataques feitos à distância não são afetados pela sua defesa.

Quando você não possui em escudo equipado por usar uma arma de duas mãos, o jogo não utilizará seu skill de shielding para calcular a redução de dano, mas sim o skill correspondente à categoria daquela arma.

De mãos nuas, sua defesa é de 7 pontos.

O efeito de “poof” (fumacinha branca) aparece quando o dano é reduzido por seu escudo para zero ou menor.

A utilidade dos escudos
Se você já mexeu um pouco em nossa calculadora de redução de dano, pode ver que escudos oferecem melhor proteção desde que se respeite o limite de luta de até duas criaturas causadoras de dano físico ao mesmo tempo.

Saber desse tipo de informação é muito útil quando, por exemplo, surge a dúvida de qual pedaço de equipamento o jogador deveria melhorar primeiro: Armadura, escudo ou mesmo arma com maior defesa?

Bom, eu definitivamente iria atrás de um bom escudo primeiro. Algo como um Mastermind Shield, para só então investir meu dinheiro em uma armadura.

Mas e os magos que frequentemente se perguntam a real diferença entre usar um Mastermind Shield em detrimento do Spellbook of Dark Mysteries?

Bem, vejamos as perdas e os ganhos de substituir seu escudo por um livro.

Quando equipado com um Mastermind Shield (defesa 37) e uma arma que não ofereça qualquer tipo de proteção adicional, o máximo de redução de dano no modo de combate full defense foi de 56 pontos (com uma média de 26).

Em contra partida, quando olhamos para a redução obtida pelo Spellbook of Dark Mysteries (defesa 16), vemos que o dano é diminuído, no máximo, em 23 pontos, sendo 11 a média de redução.

Há uma diferença um tanto quanto grande entre os dois equipamentos, já que o máximo de redução entre eles difere em 33 pontos e a média em 15. Se dobrarmos os valores para simular que lutamos contra dois inimigos ao mesmo tempo, chegamos a números substanciais: 66 de redução máxima de dano, com uma média de 30.

30 pontos de vida pode não parecer muito, mas para um mago é o equivalente a 6 níveis!

E assim provamos o óbvio: Escudos de pouca defesa são piores do que escudos com defesa alta :]. Passemos então a analisar o impacto que o decréscimo de 3 pontos de Magic Level causam na vida de um mago.

Para magias ofensivas, escolhemos os feitiços da categoria strike (exori vis, exori flam, etc), uns dos mais utilizados nas caçadas, bem como a runa Sudden Death (adori gran mort) e o mais poderoso feitiço no arsenal de um mago: Hell's Core (exevo gran mas flam).
Já para magias de cura, light healing (exura), intense healing (exura gran) e ultimate healing (exura vita) foram utilizados.

É importante dizer, também, que tais comparações foram realizadas tomando meu personagem como base (um Sorcerer nível 210, com Magic Level 85 e Shielding Skill 30).

Assim, considerando-se, então, o alvo como uma criatura neutra, já que a fraqueza ou a resistência elemental poderia alterar indesejavelmente os resultados, chegamos aos resultados de que as magias ofensivas tiveram diferenças baixas, com uma média de 6 pontos para as magias strike, 17 para Sudden Death e 30 pontos para Hell's Core..

O poder de cura também não mudou muito, com uma média de 4 pontos de cura a mais no Light Healing, 13 pontos de cura a mais no Intense Healing e 29 no Ultimate Healing.

Tudo conforme ilustrado na imagem abaixo (em inglês):
Image

Mas olhando para os resultados, será que vale a troca de um escudo por um spellbook?

A resposta, como sempre, é “depende”. Depende do que o jogador está caçando, e de como é o seu estilo de jogo.

Se a criatura inimiga causa majoritariamente dano mágico ou dano à distância, como ocorre com Warlocks e Infernalists, por exemplo, então o Spellbook of Dark Mysteries é realmente uma boa pedida.
Entretanto, quando em combate com criaturas que causam principalmente dano do tipo físico e que frequentemente encostam no jogador para um combate corpo a corpo ou que são difíceis de se manter distância, como Behemoths e Juggernauts, talvez o uso de um Mastermind Shield seja uma boa sugestão.

Finalmente, se é uma caçada em dupla ou em grupo e há um Knight apanhando por você, a troca de defesa por ataque pode voltar a ser mais vantajosa.

Apesar de tudo, é correto afirmar que um Mastermind Shield torna a vida de um mago muito mais segura, de modo geral não valendo a pena o aumento no risco de morte, já que 30 pontos de vida realmente fazem a diferença para um mago, principalmente os de nível mais baixo.


Tradução e adaptação: Diaba dos Infernus
Artigo original escrito por Kagonesti e disponível (em inglês) em: http://www.tibia-stats.com/index.php?akcja=6003&research=shield

  Ao longo do ano de 2017 e 2018, visando uma maior acessibilidade, mensalmente o tibia-stats traduzirá para o português brasileiro todas as pesquisas realizadas e publicadas no nosso fansite ao longo dos anos.
Em caráter especial, sugestões, elogios, críticas e demais comentários e discussões poderão ser postadas em português neste tópico.
Nos vemos no próximo mês
 


Top Offline
 Profile  
 
Display posts from previous:  Sort by  
Post new topic Reply to topic  [ 1 post ] 

All times are UTC + 1 hour [ DST ]


Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests


You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum

cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group