Forum Statistics:



1 post

It is currently 25 Nov 2017, 12:59

All times are UTC + 1 hour [ DST ]




Post new topic Reply to topic  [ 1 post ] 
Author Message
 Post subject: (Tradução) O Segredo por trás dos Cubos de Gelo
PostPosted: 04 Jul 2017, 05:34 
team member
Name: Diaba dos Infernus
World: Rubera

Posts: 133
Quote:
O Segredo por trás dos Cubos de Gelo
Publicado originalmente por Kagonesti, em Maio de 2011, em inglês.


Introdução
Já se perguntou, alguma vez, o quão difícil é se esculpir um mamute de gelo em Tibia?
Já se perguntou quantos cubos de gelo costumam ser necessários para isso ou mesmo quanto você teria que gastar para comprar todo o gelo necessário?
E quanto uma escultura de mamute deveria valer?
Pois esse artigo possui todas essas respostas.

Quando a arte de esculpir peças de gelo foi implementada em Tibia, não era lá uma coisa muito popular. Os jogadores dificilmente se davam o trabalho de usar uma obsidian knife nos cubos de gelo que ganhavam em seus loots, eles apenas largavam o item dentro do corpo da criatura e iam para a próxima.

Porém, essa situação mudou drasticamente quando a atualização que introduziu as conquistas/achievements no Tibia.

Essa mudança motivou muitos jogadores a alcançar todas as conquistas possíveis, logo quando uma das conquistas secretas é justamente esculpir um mamute de gelo, perfeito.
Diante do crescimento da procura pelos cubos de gelo, seu preço decolou ao ponto de se tornar raro ver um cubo de gelo dando sopa no chão. E esse crescimento de interesse em fazer esculturas de gelo nos motivou a acelerar um pouco nossas pesquisas para que pudessem ser compartilhadas com o público, inclusive tudo o que já vinhamos analisando antes dessa mudança.

Image

Metodologia
Vocês sabiam que essa foi uma das primeiras pesquisas que o tibia-stats começou a fazer? Isso significa que ela levou quase dois anos para se mostrar completa!
Mas o que fizemos durante todo esse tempo?

Bom, primeiro nós precisamos nos certificar se cubos deixados por criaturas diferentes possuíam qualidades diferentes (que influenciassem na chance de avançar ao próximo estágio da escultura), mais ou menos como ocorre com as armaduras com ferrugem que, quando limpas, se apresentam como armaduras mais fortes ou mais fracas dependendo da criatura que a deixou.

Para isso, foram colhidos dados para casa uma das diferentes criaturas, individualmente. Baseado nesses dados colhidos e no fato de que todos os cubos de gelo recebem a mesma identificação numérica no código do jogo (o que pode ser facilmente constatado colocando-o em um atalho do teclado), pudemos refutar a hipótese de que “os cubos de gelo se diferem entre si dependendo da criatura que os deixou”.

O caminho, porém, ainda era longo e adquirir cubos em quantidade suficiente se mostrou bem custoso em termos de tempo. Durante quase um ano e meio, conseguimos coletar dados de apenas 7.000 (sete mil) cubos de gelo, numero insuficiente para nos prover valores confiáveis.

Image

Para acelerar um pouco as coisas, dois de nossos pesquisadores (Gorak e Trishula) criaram algumas loterias nas quais o “pagamento” pelos bilhetes deveria ser feito em cubos de gelo (aproveitando essa ocasião, gostaríamos de agradecer a todos os jogadores que participaram delas!), e essas loterias nos deram por volta de 5.500 (cinco mil e quinhentos) cubos adicionais para serem colocados à prova (incrivelmente, a maioria deles, 4.800 cubos de gelo, veio de apenas uma pessoa, o jogador Elon Arrowhead). Abaixo, podemos conferir um vídeo, feito por Trishula, que nos apresenta os resultados de esculpir os cubos de gelo conseguidos em suas loterias.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=ZuOClu6OIzs[/youtube]

Resultados
No fim, conseguimos analisar 22.197 (vinte e dois mil cento e noventa e sete) cubos de gelo. Já que alguns deles sobreviveram para passar ao próximo estágio, o número total de tentativas foi de 30.488 (trinta mil quatrocentos e oitenta e oito).

Se considerarmos que cada tentativa nos tomou apenas um segundo, esculpir todo esse gelo nos consumiu mais de 8 (oito) horas, 28 (vinte e oito) minutos e 08 (oito) segundos de pura atividade ininterrupta (uma tentativa por segundo).

Então, o que descobrimos?

A constatação mais interessante foi que, depois de cada tentativa de se esculpir um mamute, a chance de que o cubo quebre só aumenta.

Image

Para o primeiro “corte”, a chance de sucesso (arredondada) é de 31%
Já para o segundo “corte”, o sucesso (arredondado) é de 19%
Por sua vez, para o terceiro “corte”, há uma chance (arredondada) de 10% de sucesso
Finalmente, para o último “corte”, a chance de sucesso (arredondada) é de apenas 7%.

Em outras palavras, isso significa que a chance de se conseguir esculpir um mamute de gelo com maestria e perfeição é de 0,000405 (ou 1 em 2466, que pode ser arredondada para 1 em 2500).

Se multiplicarmos esses números pelo preço atual dos cubos de gelo (100gps a 250 gps), descobrimos que o investimento médio para se conseguir esculpir um mamute de gelo orbita de 247K à 616K.

Ainda, se considerarmos que você já possui todos os cubos de gelo necessários e tudo arrumado para simplesmente começar a esculpir, você levaria, então, uma média de 41 (quarenta e um) minutos e 06 (seis) segundos até obter sucesso.

Claro, tudo isso é baseado em um modelo ideal e como você provavelmente bem sabe, as estatísticas apenas ajudam a descrever a realidade, mas não representá-la fielmente. Alguém mais sortudo talvez consiga seu mamute após sua primeira tentativa, enquanto outros mais azarados talvez quebrem mais de 10.000 (dez mil) cubos e não consigam, mas sua melhor chance é conseguir esculpir um mamute lá pelos 2.466 (dois mil quatrocentos e sessenta e seis) cubos. A chance de você não conseguir fazê-lo após os 5.000 (cinco mil) cubos de gelo é realmente pequena.

Clonclusão
Esperamos que com essa pesquisa tenhamos respondido algumas dúvidas. Como dá pra perceber, fazer esculturas de gelo não é lá tão fácil quanto parece, além de demandar muita paciência, sorte e tempo/dinheiro para se encontrar/comprar todo o gelo necesário.

Agradecimentos:
A todos da equipe do tibia-stats que ajudaram e contribuíram com a pesquisa: Gorak; Trishula; Swift Warlord; Nienna Telperien; Dot the fisher; Edi Zu; Sammeh The Cute; Dans cruf; Troubledspirit; Astronis

Também a todos os participantes das loterias realizadas: Elon Arrowhead; Kortanowa; [tibiaplayer]SirBeargar[/tibiarplayer]; Miduna Venor; Volt Corleone; Dark Growgin; Lady Patten; Anna Amer; Phanon; Stachu Siekiera; Mad Bolo; Apocalipsis; Anne The Witchcrafter; Rico Pasa; Anne the Braveheart; Laurina Emerwen; Mari Aloran; Magus Firefly; Balrog Existencia


Tradução: Diaba dos Infernus
Artigo original, "Secret of Ice Cubes", escrito por Kagonesti e disponível (em inglês) em: http://www.tibia-stats.com/index.php?akcja=6003&research=icecube

  Ao longo do ano de 2017, visando uma maior acessibilidade, mensalmente o tibia-stats traduzirá para o português brasileiro todas as pesquisas realizadas e publicadas no nosso fansite ao longo dos anos.
Em caráter especial, sugestões, elogios, críticas e demais comentários e discussões poderão ser postadas em português neste tópico.
Nos vemos no próximo mês  


Top Offline
 Profile  
 
Display posts from previous:  Sort by  
Post new topic Reply to topic  [ 1 post ] 

All times are UTC + 1 hour [ DST ]


Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest


You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum

cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group